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sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Johfra Bosschart - O pintor dos astrólogos

Johannes Franciscus Gijsbertus van den Berg nasceu em 15 December de 1919 em Rotterdam, na Holanda e falesceu em 6 November 1998 em Fleurac (Dordonha), na França; e foi um moderno artista holandês.

Johfra descreveu seu trabalho como surrealismo baseado na psicologia, religião, astrologia, magia, feitiços, mitologia e ocultismo.

Em 1922, muda-se com sua família, e ele ingressa na escola primária onde, com seu cabelo laranja é inevitavelmente o foco da sala. Então, desenvolve como proteção, um escapismo para a sua imaginação e à natureza. É portanto, neste periodo, que desenvolve suas habilidades de desenho.

                                                                Johfra: auto-retrato aos 46 anos
Após muitos estudos, em 1943, tem sua primeira exposição com cerca de 250 desenhos e aquarelas, mesmo que em uma época difícil com a Segunda Guerra Mundial.
                                          The Lyre bird (1944) - Um dos seus primeiros trabalhos
A partir daí, seu sucesso foi reconhecido mundialmente pelo o público e pela crítica, sendo até hoje considerado um dos mais aclamados pintores do mundo moderno.
                                                               A luta contra a realidade (1946)
Após sua primeira exposição, o artista adentra cada vez mais no mundo da arte e tem o seu primeiro contato com o trabalho de Salvador Dalí, que o inspira profundamente.

No início de1946, os amigos de Johfra o apresentam para Diavola. apelidada de Angèle Thérèse Blomjous 4 anos mais velha. Os primeiros encontros foram turbulentos para o introvertido Johfra, mas numa festa de aniversário de Diavola, começaram a conversar sobre pintura artes em geral, e viram que tinham muitos interesses em comum.

Seu relacionamento só crescia e em março de 1952, Johfra and Diavola, agora chamada de Diana, se casaram e aprofundaram sua sociedade artística.

                                                         Hula - A Ilha do Natal (1960)
Em março de 1953 Johfra e Diana entram para a sociedade Rosacruz, uma escola agnóstica espiritualista,  que iria inspirar de forma categórica os trabalhos do artista. 
                                                                            Os Sete Navios no Lago (1968)
                                     Flor das Maravilhas (1954)
                                                                                       C.R.C. na Parede (1968)
                                                     A mulher apocalíptica e a besta (1961)
                                                                        O Oferecimento da Pérola (1968)
                                                                           Cavaleiro com Castelo Graal (1958)
Em 1957 Diana apresenta sua amiga Els de Jonge (Ellen Lórien) à Johfra. Nasce então, um relacionamento entre os três.

Em agosto de 1959 Johfra e sua esposa Diana, numa segunda tentativa de aproximação com Salvador Dalí, finalmente batem em sua porta. O primeiro encontro foi devéras estranho, devido à excentricidade de Dalí, mas após algumas dificuldades conseguiram marcar um encontro para o dia seguinte.
Na visita do dia seguinte, com horário marcado, Dalí se mostrou uma pessoa totalmente diferente, tanto na aparência quanto no comportamento.
                                                                              The apotheosis of Dalí (1971)
Em 1962 Johfra deixa Diana, e sua sociedade artística, e mais tarde em 1970 se divorciam. Ele continua então o relacionamento com Ellen, mantendo também com esta, o mesmo tipo de sociedade.
                                                                                            Vampiro (1965)
Artistas, jovens e sempre viajando, à partir da década de 70 entram para o grupo ''Os 7 meta-realistas'' responsável por diversas exposições bem sucedidas.
                                                   Hercule combattant le lion (1965)
                                                                                           Dehusking (1973)
                                                        Mistério da Meia-Noite (1971)
                                                         Unio Mystica [Triptich] (1973)
                                                                                 Hécate (1973)
                                                                         A Visão de Hermes Trismegisto (1972)

Hellen além de pintora, assim como Diana, também serviu de musa inspiradora para as obras do artista.
                                                                                   Aqua (1968)
                                                                   Animus e Anima (1972)
A mais brilhante idéia e série de obras do artista é inegavelmente ''O Zodíaco'' que inclusive foi muito lucrativa tendo em vista o valor do contrato, e que foi arrematada por apenas um comprador, Walter Kamp.
Áries

Touro

                      Gêmeos

Câncer

Leão

                                                                                     Virgem

Libra

Escorpião

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes

Outras Obras
                                                                               La dame à la licorne (1984)

                                                                                                        The morning (1986)
                                                                                                   The afternoon (1986)
                                                                                                      The evening (1986)
                                                     Ellen no País das Maravilhas  6
                                              Ellen visita a cidade dos elfos (1995) 
                                                     Ellen no País das Maravilhas 8
                                              Cidade do sonho sobre o mar (1995)
                                                          Lembrança do Futuro (1987)
                                                                            Sabbath das Bruxas 2 (1978)
                                                A Adoração de Pan [triptich] (1979)
Kali
The Lovers
What comes over a hill?
A Prostituta do Cemitério
A Lunática
O Deus Piolho

Série Fontes




Fairytales and Elves

                                                              La licorne du littoral (1991)
                       The reconciliation between Titiana and Oberon (1994)
                                                                  Peaceful journey (1991)
                                                                                                                                                 Dragão (1982)
                                                                                                      Phoenix (1982)
                                                                                                          Gryphon (1982) 
                                                                                      Cerberus and Orpheus (1982)
                                                                                                            Sereias (1981)
                                                                                         Elf appears between cat's-tails (1992)

Johfra morreu em 6 de novembro de 1998 às 2:30.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lisetta de Brás, Bexiga e Barra Funda

Lisetta é sem dúvida uma das crônicas que considero de maior valor literário já escrita.

Da coletânea de contos ''Brás, Bexiga e Barra Funda'' do escritor brasileiro Antônio de Alcântara Machado, publicado pela primeira vez em 1927, na fase modernismo, retrata a doce estória de uma menina com sua mãe numa cena cotidiana do centro de São Paulo.

Um dos matizes mais belos desse livro é a forma como o autor retrata São Paulo do início do século XX na época da imigração européia e, majoritariamente italiana, com seus personagens tipificados e cenas corriqueiras da cidade que crescia e se modernizava.

Antônio Castilho de Alcântara Machado d'Oliveira nasceu em São Paulo em 25 de maio de 1901 e falesceu na cidade do Rio de Janeiro em 14 de abril de 1935, e foi um jornalista, político e escritor brasileiro. Apesar de não ter participado da Semana de 1922, Alcântara Machado escreveu diversos contos e crônicas modernistas.



Lisetta

Quando Lisetta subiu no bonde (o condutor ajudou) viu logo o urso. Felpudo, felpudo. E amarelo. Tão engraçadinho.

Dona Mariana sentou-se, colocou a filha em pé diante dela.

Lisetta começou a namorar o bicho. Pôs o pirulito de abacaxi na boca. Pôs mas não chupou. Olhava o urso. O urso não ligava. Seus olhinhos de vidro não diziam absolutamente nada. No colo da menina de pulseira de ouro e meias de seda parecia um urso importante e feliz.

- Olha o ursinho que lindo, mamãe!

- Stai zitta!

A menina rica viu o enlevo e a inveja da Lisetta. E deu de brincar com o urso. Mexeu-lhe com o toquinho do rabo: e a cabeça do bicho virou para a esquerda, depois para a direita, olhou para cima, depois para baixo. Lisetta acompanhava a manobra. Sorrindo fascinada. E com um ardor nos olhos! O pirulito perdeu definitivamente toda a importância.

Agora são as pernas que sobem e descem, cumprimentam, se cruzam, batem umas nas outras.

- As patas também mexem, mamã. Olha lá!

- Stai ferma!

Lisetta sentia um desejo louco de tocar no ursinho. Jeitosamente procurou alcançá-lo. A menina rica percebeu, encarou a coitada com raiva, fez uma careta horrível e apertou contra o peito o bichinho que custara cinqüenta mil-réis na Casa São Nicolau.

- Deixa pegar um pouquinho, um pouquinho só nele, deixa?

- Ah!

- Scusi, senhora. Desculpe por favor. A senhora sabe, essas crianças são muito levadas. Scusi. Desculpe.

A mãe da menina rica não respondeu. Ajeitou o chapeuzinho da filha, sorriu para o bicho, fez uma carícia na cabeça dele, abriu a bolsa e olhou o espelho.

Dona Mariana, escarlate de vergonha, murmurou no ouvido da filha:

- In casa me lo pagherai!

E pespegou por conta um beliscão no bracinho magro. Um beliscão daqueles.

Lisetta então perdeu toda a compostura de uma vez. Chorou. Soluçou. Chorou. Soluçou. Falando sempre.

- Hã! Hã! Hã! Hã! Eu que...ro o ur...so! O ur...so! Ai, mamãe! Ai, mamãe! Eu que...ro o... o... o... Hã! Hã!

- Stai ferina o ti amazzo, parola d'onore!

- Um pou...qui...nho só! Hã! E... hã! E... hã! Um pou...qui...

- Senti, Lisetta. Non ti porterò più in città! Mai più!

Um escândalo. E logo no banco da frente. O bonde inteiro testemunhou o feio que Lisetta fez.

O urso recomeçou a mexer com a cabeça. Da esquerda para a direita, para cima e para baixo.

- Non piangere più adesso!

Impossível.

O urso lá se fora nos braços da dona. E a dona só de má, antes de entrar no palacete estilo empreiteiro português, voltou-se e agitou no ar O bichinho. Para Lisetta ver. E Lisetta viu.

Dem-dem! O bonde deu um solavanco, sacudiu os passageiros, deslizou, rolou, seguiu. Dem-dem!

- Olha à direita!

Lisetta como compensação quis sentar-se no banco. Dona Mariana (havia pago uma passagem só) opôs-se com energia e outro beliscão.


A entrada de Lisetta em casa marcou época na história dramática da família Garbone.

Logo na porta um safanão. Depois um tabefe, Outro no corredor. Intervalo de dois minutos. Foi então a vez das chineladas. Para remate. Que não acabava mais.

O resto da gurizada (narizes escorrendo, pernas arranhadas, suspensórios de barbante) reunido na sala de jantar sapeava de longe.

Mas o Ugo chegou da oficina.

- Você assim machuca a menina, mamãe! Cotadinha dela!

Também Lisetta já não agüentava mais.


- Toma pra você. Mas não escache.

Lisetta deu um pulo de contente. Pequerrucho. Pequerrucho e de lata. Do tamanho de um passarinho. Mas urso.

Os irmãos chegaram-se para admirar. O Pasqualino quis logo pegar no bichinho. Quis mesmo tomá-lo à força. Lisetta berrou como uma desesperada:

- Ele é meu! O Ugo me deu!

Correu para o quarto. Fechou-se por dentro.