Procure aqui a matéria que te interessa

terça-feira, 9 de junho de 2015

Histórias da Velha Totônia de José Lins do Rego

Hoje leio muitos livros sobre diferentes assuntos, trata-se de uma leitura informativa e enriquecedora. 


Porém muitas vezes sinto falta da despretenciosidade e misticismo que cercava a minha leitura na infância. A aura de mistério em que as fábulas e contos de fadas traziam, me causava prazer pela fantasia e imaginação que despertavam.


Por este motivo gostaria de apresentar-lhes a obra "Histórias da Velha Totônia" de José Lins do Rego, que é muito gostosa de ler, mesmo para adultos, pois traz toda uma simbologia que acaba nos fazendo lembrar de muitas sensacões da infância.


O Macaco Mágico, A cobra que era uma Princesa, O Príncipe Pequeno, O Sargento Verde...
























O livro foi escrito em 1936. Trata-se do quinto livro que ele publicou, e é o único livro de literatura infando-juvenil do autor.


Segundo o autor, José Lins do Rego, o livro possui esse nome pelas suas recordações sobre a velha Totônia, uma senhora bem velha e bem magra, andando de engenho a engenho, contando as suas histórias de Trancoso. 


''Não havia menino, que não quisesse um bem muito grande, que não esperasse, com o coração batendo de alegria, a visita da boa velhinha, de voz tão mansa e de vontade tão fraca aos pedidos dos seus ouvintes.''


Todas as velhas Totônias do Brasil se acabaram, se foram, se perderam no tempo... Outras não vieram em seu lugar... Por isso José Lins dedicou este livro à elas.

























O livro possui a temática tradicional dos contos de fadas, onde há uma luta entre o bem e o mal, em que o bem sempre vence. Possui muita magia, com personagens encantados, que vencem porque são bons. 


Transmite fielmente os traços das histórias da tradição oral européia, porém foi adaptada à uma ambientação brasileira, passando pelo folclore do país, numa linguagem coloquial da gente, com os regionalismos característicos do autor.


Ilustrado com belíssimos desenhos de Tomás Santa Rosa, o livro é capaz de emocionar jovens e adultos pelas lições de bondade, gratidão, valorização da amizade e ajuda ao próximo e que, embora o tom moralizante e religioso encurtido, traz bons ensinamentos para todos.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário