Procure aqui a matéria que te interessa

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Alinhamento Planetário de 28 de Fevereiro

No dia 28 de fevereiro, nas primeiras horas da noite, você poderá ver um espetáculo celeste raríssimo: os sete planetas do Sistema Solar, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estarão alinhados e poderão ser vistos ao mesmo tempo aqui da Terra.

Embora alinhamentos planetários não sejam incomuns, a oportunidade de ver todos estes planetas ao mesmo tempo, é rara e não ocorrerá novamente por muitos séculos, somente em 2492.


Na astrologia, um alinhamento planetário ocorre quando vários planetas parecem formar uma linha no céu quando vistos de um ponto de observação, como a Terra. No entanto, cuidado: isso é apenas uma ilusão de óptica!

Os planetas nunca estão realmente enfileirados no espaço tridimensional, porém, devido às suas posições orbitais na eclíptica, podem parecer agrupados ao longo de uma mesma região do céu.

A eclíptica é o plano imaginário que define a trajetória aparente do Sol ao longo do ano, e todos os planetas do Sistema Solar orbitam o Sol em trajetórias que estão aproximadamente no mesmo plano. Isso significa que, quando olhamos para o céu, independente da época do ano, os planetas sempre estão relativamente próximos uns dos outros ao longo da eclíptica, tornando possíveis esses alinhamentos visuais.

A aparência de alinhamento dos planetas está relacionada às suas órbitas ao redor do Sol. Cada planeta tem um período orbital diferente:

Mercúrio: 88 dias terrestres;
Vênus: 225 dias terrestres;
Terra: 365 dias terrestres;
Marte: 687 dias terrestres;
Júpiter: 12 anos terrestres;
Saturno: 29 anos terrestres; (Lembra do Retorno de Saturano?)
Urano: 84 anos terrestres;
Netuno: 165 anos terrestres.

Devido a essas diferentes velocidades orbitais, há momentos em que vários planetas acabam compartilhando regiões semelhantes do céu quando vistos da Terra. E às vezes parecem estar se movendo para trás, o que são os famosos movimentos retrógrados.

No dia 28 de fevereiro, os planetas estarão distribuídos ao longo da eclíptica de uma forma que permitirá observá-los ao mesmo tempo.

Contudo, se pudéssemos ver essa configuração do espaço sideral, perceberíamos que os planetas estão separados por milhões e até mesmo bilhões de quilômetros entre si.

Todos os planetas estarão entre as constelações de Aquário até Câncer, ou seja, num raio de até 180 graus. Do outro lado, ou seja, os outros signos estão vazios, sem nada. Os planetas estão todos de um lado só. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário