Procure aqui a matéria que te interessa

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A romanização e as invasões bárbaras.

Quem poderia imaginar que o Império Romano, uma das mais fabulosas civilizações de todos os tempos teve seu início num modesto povoado na região do Lácio (Latium), situado no centro da Península Itálica, no Séc.V a.C. cujos habitantes, eram humildes pastores que se denominavam latinos?



Porém, este povoado começou a crescer e a enriquecer, e consequentemente a despertar o  interesse e os olhares de povos vizinhos, que à qualquer momento poderiam invadir e dominar suas riquezas. Portanto, numa estratégia de defesa, decidiram atacar os outros povoados, antes de serem atacados, e assim iniciaram um processo de expansão de seus domínios territoriais.



No século II a.C., os latinos já haviam conquistado e pacificado toda a Península Ibérica, submetida ao imperador Júlio César, que explorava suas riquezas desde ouro, cobre, estanho, prata, chumbo, até vinhos, frutas, lã, cavalos e sal.



Romanização foi a ação civilizadora deste império nos territórios e povos conquistados, transmitindo sua cultura, costumes, leis, etc... Aperfeiçoavam cidades, construíndo estradas, pontes, sistemas de canalização, aquedutos, termas...

O termo ''Romanização'', foi criado pelo pesquisador e historiador alemão Theodor Mommsen no século XIX.


Uma das principais ações era a construção de escolas onde ensinavam a sua língua, o latim, origem principal da língua portuguesa.

O império romano se extendeu por quase toda a Europa e Oriente próximo. De tão vasto, não obtiveram contingente de pessoas que pudessem administrá-lo totalmente, e começaram a se desentender. 

A Invasão dos Bárbaros:

No século V d.C. por volta do ano 476 teria ocorrido a queda do Império Romano.



Os povos vizinhos, os Germanos, designados bárbaros, aproveitaram a fragilidade pela qual estavam passando para invadir suas regiões. Alanos, Vândalos, Suevos, Visigodos... Além de invadir, acabaram fixando-se na região.



Estes povos tinham sido violentamente arrancados das suas terras pela invasão de outros povos, os hunos, e que depois dessa expulsão, se deslocaram pela Europa, para Ocidente, em busca de novas terras onde se instalar. Em linhas gerais, eram aparentados com os grupos anglo-saxões.

Com o fim do Império Romano no Ocidente termina a Idade da Civilização Ocidental ou da Antiguidade Clássica, dando início à Idade Média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário