Procure aqui a matéria que te interessa

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Receita de polenta com gorgonzola

Esta clássica combinação italiana de polenta mole com queijo gorgonzola é maravilhosamente fácil de fazer.

1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
2 fatias de gorgonzola
1 pitada pimenta-do-reino 



MODO DE PREPARO

Numa panela, coloque a água, o fubá e o sal e leve ao fogo médio,  mexendo sempre.
Quando a polenta encorpar, coloque a manteiga e continue mexendo sem parar, até derreter. Tudo isso se dará em uns 7 minutinhos após a fervura. Tempere com pimenta-do-reino a gosto, e misture bem.
Num prato, coloque a polenta mole. Por cima, disponha uma fatia de gorgonzola. Com o calor da polenta, o queijo dará uma derretida formando uma mistura de sabores incrível. 


Viu como é fácil?! Tá pronta!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Por que os anúncios da internet ficaram tão apelativos?

 Há tempos tenho acompanhado anúncios do Facebook que considero super escandalosos! Aliás, muito conteúdo da internet sempre chegou à beira da ilegalidade.

(Isso não é mais um anúncio do blog, é um anúncio retirado do Facebook.)

Conteúdos sexualmente explícitos e aparatos para comercialização e uso de drogas se tornaram comuns em nosso feed, no de amigos e conhecidos denunciados em prints de exclamação e espanto. 

Mas por que isso está acontecendo? Pois por mais que o algoritmo tenha suas predileções, nunca o autorizamos a mostrar um conteúdo impróprio ou ofensivo. 

Inclusive as próprias redes sociais têm políticas severas contra o compartilhamento de conteúdo inadequado.

Acontece que não existe nenhum tipo de "fiscalização" feita para a internet, exceto a dos próprios algoritmos ou através de denúncias feitas pelos usuários.

E na maioria das vezes somos coniventes ao enxergar o post como uma piada. Mais uma piada dessa grande rede de bobagem que tem se tornado a rede social.

Dizem que o marketing se molda aos padrões do comportamento vigente. E a idiotização das massas tem sido objetivo fixo na mão de governos e grandes corporações durante séculos. 

A ferramenta internet certamente promoveu o debate e direcionou nossa sociedade para o ponto em que nos encontramos, de busca pela real democracia, de diversidade e inclusão, mas também promoveu polarização de todas as sociedades as quais fez cede, tendo um efeito pernicioso pelos discursos de ódio e extremismos. 

Nós também nos tornamos apelativos. Pois também não somos assim ''tão fiscalizados'' quanto à nossa ladainha diária nas redes. É tudo efêmero é tudo líquido! 

Então, quando é que iremos ver um conteúdo de qualidade na rede social, em sua maior parte. Será que vão precisar criar uma nova rede social?  

Musse de Chocolate Simples

A musse, do francês mousse (espuma) é um tipo de sobremesa cremosa feita de ovos e/ou natas em combinação com outros ingredientes que lhe dão sabor, como o chocolate ou frutas. As claras de ovos são batidas em neve e depois incorporadas aos outros ingredientes. O doce é então refrigerado e mantém-se aerado.

No caso da musse de chocolate, que é um prato tradicionalíssimo da França e é servido na maioria dos restaurantes, foi inventado no início do século XX pelo artista francês Henri de Toulouse-Lautree que a chamou originalmente de "maionese de chocolate".


Vamos à receita:

1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de manteiga ou margarina
1 lata de creme de leite gelado
3 claras em neve
4 colheres de achocolatado em pó

Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o achocolatado, mexendo sem parar até que a mistura solte do fundo da panela.
Reserve e deixa esfriar.
Misture o creme de leite e as claras em neve até obter uma mistura homogênea.
Despeje a massa em um refratário e leve ao congelador por aproximadamente 50 minutos.
Sirva bem gelado.

Será que você é recalcado ou recalcada?

Recalque é um dos conceitos fundamentais da psicanálise que foi desenvolvido por Sigmund Freud. Trata-se de um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu. Freud dividiu a repressão psicológica em dois tipos: a repressão primária, na qual o inconsciente é constituído; e a repressão secundária, que envolve a rejeição de representações inconscientes. A repressão é o processo psíquico através do qual o sujeito rejeita determinadas representações, ideias, pensamentos, lembranças ou desejos, submergindo-os na negação inconsciente, no esquecimento, bloqueando, assim, os conflitos geradores de angústia.


Segundo Freud, os conteúdos refutados, longe de serem destruídos ou esquecidos definitivamente através da repressão psíquica, ao se ligarem à pulsão, mantêm sua efetividade psíquica no inconsciente. O reprimido (ou recalcado) constitui, para Freud, o componente central do inconsciente. "O recalcado se sintomatiza", diz o fundador da psicanálise. Ou seja: pela repressão, os processos inconscientes só se tornam conscientes através de seus derivados - os sonhos ou os sintomas neuróticos. 
Para Freud, a repressão opera porque a satisfação direta da moção pulsional, que se destina a causar prazer, poderia causar desprazer ao entrar em dissonância com as exigências provenientes de outras estruturas psíquicas ou exigências do meio exterior. Em sentido estrito, trata-se do mecanismo típico da neurose histérica, mas, em sentido amplo, é um processo que ocorre em todos os seres humanos, dado que constitui originariamente o inconsciente. 

Gosta do nosso blog? Clique nos anúncios para nos fortalecer.