Há tempos tenho acompanhado anúncios do Facebook que considero super escandalosos! Aliás, muito conteúdo da internet sempre chegou à beira da ilegalidade.
|
(Isso não é mais um anúncio do blog, é um anúncio retirado do Facebook.) |
Conteúdos sexualmente explícitos e aparatos para comercialização e uso de drogas se tornaram comuns em nosso feed, no de amigos e conhecidos denunciados em prints de exclamação e espanto. Mas por que isso está acontecendo? Pois por mais que o algoritmo tenha suas predileções, nunca o autorizamos a mostrar um conteúdo impróprio ou ofensivo.
Inclusive as próprias redes sociais têm políticas severas contra o compartilhamento de conteúdo inadequado.
Acontece que não existe nenhum tipo de "fiscalização" feita para a internet, exceto a dos próprios algoritmos ou através de denúncias feitas pelos usuários.
E na maioria das vezes somos coniventes ao enxergar o post como uma piada. Mais uma piada dessa grande rede de bobagem que tem se tornado a rede social.
Dizem que o marketing se molda aos padrões do comportamento vigente. E a idiotização das massas tem sido objetivo fixo na mão de governos e grandes corporações durante séculos.
A ferramenta internet certamente promoveu o debate e direcionou nossa sociedade para o ponto em que nos encontramos, de busca pela real democracia, de diversidade e inclusão, mas também promoveu polarização de todas as sociedades as quais fez cede, tendo um efeito pernicioso pelos discursos de ódio e extremismos.
Nós também nos tornamos apelativos. Pois também não somos assim ''tão fiscalizados'' quanto à nossa ladainha diária nas redes. É tudo efêmero é tudo líquido!
Então, quando é que iremos ver um conteúdo de qualidade na rede social, em sua maior parte. Será que vão precisar criar uma nova rede social?