Procure aqui a matéria que te interessa

domingo, 23 de março de 2025

Arqueólogos afirmam ter descoberto 'cidade subterrânea' sob as pirâmides do Egito

Pesquisadores italianos e escoceses afirmam ter descoberto uma grande cidade subterrânea que se estende por mais de 1.980 metros sob as Pirâmides de Gizé. As equipes utilizaram radares para mapear  uma provável extensa rede de estruturas ocultas sob um dos sítios arqueológicos mais icônicos do mundo.

Segundo a porta-voz do projeto, Nicole Ciccolo, os pesquisadores encontraram várias estruturas interessantes incluindo oito enormes formações semelhantes a pilares enterradas sob a base da Pirâmide de Quéfren. O artigo ainda não foi revisado por especialistas do assunto.

São oito poços cilíndricos, com cerca de 640 metros de profundidade, que parecem estar envoltos por caminhos em espiral que levam a duas câmaras cúbicas gigantes. Cada uma dessas câmaras mede aproximadamente 80 metros.

Este estudo redefine a concepção que tínhamos do local através de imagens de satélites e da exploração arqueológica, disse Nicole em coletiva à imprensa.

                    

Para este estudo, os cientistas utilizaram pulsos de radar para criar imagens de alta definição no subsolo, na região abaixo das estruturas, da mesma forma que o sonar é usado para mapear as profundezas do oceano.

A equipe ainda afirma que existem pontos de acesso sob as três pirâmides, conectando-as por meio de um sistema subterrâneo de câmaras e passagens.

Nicole Ciccolo também disse que esses espaços subterrâneos podem estar associados às lendárias “Salas de Amenti”, um reino mítico da antiga tradição egípcia. “Essas descobertas podem revolucionar nossa compreensão da topografia sagrada de Gizé”.

A suposta descoberta, no entanto, gerou controvérsias entre especialistas. O professor Lawrence Conyers, da Universidade do Arizona, especialista em tecnologia arqueológica, contestou ao Daily Mail a ideia de que as ferramentas atuais sejam capazes de capturar imagens precisas a profundidades tão extremas. Para ele, as alegações são “um grande exagero”.

Apesar do ceticismo, Conyers admitiu a possibilidade de que estruturas menores, como câmaras subterrâneas, tenham existido no local antes da construção das pirâmides, considerando a relevância espiritual da região para as civilizações antigas. Segundo ele, apenas escavações direcionadas poderiam comprovar a existência dessa cidade subterrânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário