Procure aqui a matéria que te interessa

domingo, 23 de março de 2025

Task Masking: a nova ''modinha'' de fingir que está trabalhando

Quem me conhece, sabe que eu odeio ''modinhas''.
Mas essa geração Z é super ''modinha'' e só sabe viralizar tendências, na maioria das vezes bem idiotas, mas essa moda que estão viralizando agora é bem preocupante, uma vez que escancara a relação tensa entre trabalho e bem-estar. Trata-se do “Task Masking“, a arte 😂 de parecer ocupado sem realmente estar produzindo nada. Graças à Allah, eu sou Millennial.


Com o retorno forçado ao escritório e a pressão por produtividade, muitos profissionais, especialmente os mais jovens, estão adotando estratégias para fingir que estão trabalhando. 😂
O assunto caiu nas redes e gerou debates sobre o que significa, realmente, ser produtivo.


Os funcionários contrários às práticas de monitoramento das empresas, estão procurando formas de burlá-las. Suponha que o funcionário deseja fazer uma pausa para fumar. Para enganar um sistema típico de produtividade de um escritório para que ele "pense" que ele está trabalhando, basta anexar um brinquedo à bateria no mouse do computador. As ações do brinquedo moverão o mouse, e o sistema de rastreamento de tempo registrará essa atividade. O funcionário pode ficar ausente o dia todo, porém, o sistema de rastreamento de tempo mostrará que ele está trabalhando no Excel, por exemplo. 😂




O Task Masking é mais um sintoma de que o conceito de produtividade está mudando. Enquanto algumas empresas ainda insistem que estar no escritório equivale a produzir mais, os profissionais mostram que o que realmente importa são os resultados e a autonomia.

O desafio é encontrar um equilíbrio entre controle e liberdade, garantindo um ambiente de trabalho que valorize a eficiência sem transformar a rotina em um eterno jogo de aparências. Afinal, produtividade real não se mede por quem fica mais tempo na frente do computador, mas por quem entrega de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário