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terça-feira, 14 de julho de 2020

Copywriting X Marketing de Conteúdo? Entenda as principais diferenças

O blog Apropriação Cultural tem mudado bastante com o passar dos anos. Nascido em 2009 com o intuito de registrar vernissages e eventos da cidade de São Paulo, com o nome de Krishna's World, mudou de nome e passou a introduzir temas de cultura geral e hoje está com um foco no marketing digital, que não deixa de ser cultura e conteúdo educativo, conforme a ideia original de ser um espaço para amplos temas que circulam na cidade.

Hoje vamos falar de ''Copywriting'' que é uma estratégia marketing para vendas através da persuasão por textos que convencem o leitor a realizar uma ação. O copywriter, criador do texto, ''copy'' para os mais chegados, traz em sua criação uma leitura cheia de gatilhos mentais para gerar as conversões e as vendas.

O termo ''Copywriting'' surgiu em 1828 por Noah Webster e, ao contrário da sua tradução literal ''cópia'', o termo remetia a ''algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão''.

Essa definição caiu em desuso na literatura, mas permaneceu entre os jornalistas por volta de 1870, ilustrando o ''copywriter'' como o profissional que escreve anúncios, para os diferenciar do tradicional redator de notícias.

Os copywriters do século vinte nada mais eram do que redatores publicitários, cujos trabalhos ajudaram várias marcas a conquistar fama e milhões de dólares.

Um dos trabalhos de Copywriting mais prestigiados da história foi o caso de David Ogilvy, considerado o pai da propaganda moderna, que criou em 1957 uma famosa campanha do carro Rolls-Royce com um texto de apenas 607 palavras e um título arrebatador.

O anúncio intitulado “A 60 milhas por hora, o barulho mais alto do novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico” elevou o status da marca e dobrou as vendas do veículo no ano seguinte.


Hoje, a diferença entre Copywriting e redação publicitária é que o Copywriting traz um forte CTA, ou seja, uma forte chamada para ação, enquanto a redação publicitária é um anúncio de venda mais suave.

O Copywriting não é uma venda direta, mas sim uma experiência em que o público consumidor passa por todo o processo do funil de vendas, etapa por etapa, por meio de conteúdos estrategicamente preparados até o seu destino final, que nesse caso é a conversão.

O Marketing de Conteúdo engaja e atrai o público-alvo, mas é o Copywriting que torna toda a estratégia efetiva, pois estimula o leitor a tomar a atitude de compra.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Dicas para decorar sua tornozeleira eletrônica e arrasar no semiaberto.

Com tantos casos de injustiças acontecendo recentemente no Brasil, em que criminosos de colarinho branco são perdoados ou têm sua sorte atenuada, enquanto ladrões de galinha ou de comida no mercado não têm qualquer tipo de compaixão por parte das autoridades e às vezes nem mesmo da sociedade, venho por meio desta trazer-lhes o bom humor e fazer-lhes rir, para não chorarem.




quarta-feira, 8 de julho de 2020

O que é Marketing de Conteúdo? E como aumentar suas vendas com posts interessantes em sua página?

O que é Marketing de Conteúdo? 

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que objetiva atrair clientes com conteúdos relevantes (textos, vídeos, posts interessantes, etc). O Marketing de Conteúdo não promove o produto explicitamente, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para suas necessidades, criando assim um relacionamento.

Uma das teorias do surgimento dessa estratégia diz que em 1895, o ferreiro americano John Deere fundou a revista “The Furrow” com artigos para seus clientes. Depois disso, em 1900, a Michelin criou o Guia Michelin, um guia turístico que foi criado para levar as pessoas a usar mais seus carros, estimulando a indústria automobilística.

Uma das formas mais antigas de Marketing de Conteúdo são as novelas da televisão. As pessoas querem assistir às novelas e acabam vendo os comerciais. Portanto, é válido refletir que os anúncios em redes sociais funcionam como nas novelas, através de uma interrupção de conteúdo relevante.



Então como começar?

A melhor forma de começar sua estratégia de marketing de conteúdo é compreender que se o seu objetivo final é a venda, você não pode anunciar isso diretamente para o público, que nunca te viu na vida. É necessário primeiro o reconhecimento de sua marca e que se estabeleça uma teia de conteúdo na qual a pessoa interessada continue se nutrindo de suas informações. Isso serve para que você eduque o seu cliente para que ele tenha um objetivo claro após a imersão no assunto: contratar seu serviço ou experimentar seu produto.

Você deve publicar sempre assuntos que envolvam seus produtos e serviços, como por exemplo, se você tem uma pizzaria, o ideal é que fale sobre alimentação. Daí as pessoas vão seguir suas dicas e já vão ficar com vontade de experimentar.

E por último é necessário ter uma periodicidade em suas publicações, uma constância, como por exemplo, fazer um post toda semana, para que seu público se mantenha engajado e que se lembre de você com essa frequência.

Para mais dicas de marketing digital, curta minha página que trata sobre o assunto e/ou encomende sua consultoria.