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terça-feira, 14 de julho de 2020

Copywriting X Marketing de Conteúdo? Entenda as principais diferenças

O blog Apropriação Cultural tem mudado bastante com o passar dos anos. Nascido em 2009 com o intuito de registrar vernissages e eventos da cidade de São Paulo, com o nome de Krishna's World, mudou de nome e passou a introduzir temas de cultura geral e hoje está com um foco no marketing digital, que não deixa de ser cultura e conteúdo educativo, conforme a ideia original de ser um espaço para amplos temas que circulam na cidade.

Hoje vamos falar de ''Copywriting'' que é uma estratégia marketing para vendas através da persuasão por textos que convencem o leitor a realizar uma ação. O copywriter, criador do texto, ''copy'' para os mais chegados, traz em sua criação uma leitura cheia de gatilhos mentais para gerar as conversões e as vendas.

O termo ''Copywriting'' surgiu em 1828 por Noah Webster e, ao contrário da sua tradução literal ''cópia'', o termo remetia a ''algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão''.

Essa definição caiu em desuso na literatura, mas permaneceu entre os jornalistas por volta de 1870, ilustrando o ''copywriter'' como o profissional que escreve anúncios, para os diferenciar do tradicional redator de notícias.

Os copywriters do século vinte nada mais eram do que redatores publicitários, cujos trabalhos ajudaram várias marcas a conquistar fama e milhões de dólares.

Um dos trabalhos de Copywriting mais prestigiados da história foi o caso de David Ogilvy, considerado o pai da propaganda moderna, que criou em 1957 uma famosa campanha do carro Rolls-Royce com um texto de apenas 607 palavras e um título arrebatador.

O anúncio intitulado “A 60 milhas por hora, o barulho mais alto do novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico” elevou o status da marca e dobrou as vendas do veículo no ano seguinte.


Hoje, a diferença entre Copywriting e redação publicitária é que o Copywriting traz um forte CTA, ou seja, uma forte chamada para ação, enquanto a redação publicitária é um anúncio de venda mais suave.

O Copywriting não é uma venda direta, mas sim uma experiência em que o público consumidor passa por todo o processo do funil de vendas, etapa por etapa, por meio de conteúdos estrategicamente preparados até o seu destino final, que nesse caso é a conversão.

O Marketing de Conteúdo engaja e atrai o público-alvo, mas é o Copywriting que torna toda a estratégia efetiva, pois estimula o leitor a tomar a atitude de compra.

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