Procure aqui a matéria que te interessa

quarta-feira, 19 de julho de 2017

O Missoshiro e a Radiação

Nesse frio, uma das coisas que mais gosto é esquentar o corpo com líquidos quentes,sinto que é um hábito muito salutar. Então vai aí uma dica imperdível que é o Missoshiro ( 味噌汁). Trata-se de uma sopa da culinária japonesa, preparada com soja, hondashi, tofu, e cebolinha.


O Missô é vendido nos supermercados num pote, que parece um pote de margarina, e é um tipo de pasta de soja fermentada, que basta colocar na água dissolve-se e está pronta para o consumo.

O Missshiro é ótimo para ressaca, e para todas as situações que a gente sente-se fraco só de pensar em fazer comida.

Olha só como é fácil de fazer o Missoshiro tradicional:

1/2 litro de água
2 colheres de sopa bem cheias de massa de missô escura
1/2 tofu (queijo de soja japonês) picado em cubinhos
1 pirex de cebolinha picada
1 envelope de Hondashi (opcional) – que é um tempero à base de peixe desidratado.
Dissolva a massa de missô na água até ferver um pouco... Acrescente o Hondashi, a cebolinha e o tofu pronto!

Tomar habitualmente traz muita saúde e força, por sua densa concentração de nutrientes e sua notável propriedade de combate às doenças.

A densa concentração de nutrientes deve-se ao fato, em parte, ao processo de fermentação necessário para produzi-lo. Este processo transforma a complexa cadeia de óleos, proteínas e carboidratos encontrados na soja em formas mais fáceis para o corpo humano digerir. Além de conter lactobacilos vivos, que aumentam a capacidade do seu corpo de extrair nutrientes dos alimentos.

Vitamina B2, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro, potássio, colina e lecitina formam a tabela periódica perfeita para sentir no mínimo um bem estar. É rico em fibras e fornece uma grande quantidade de proteína. Reduz os níveis do colesterol e aumenta as concentrações de bactérias benéficas que não só ajudam na digestão, mas também desempenham um papel importante na manutenção e fortalecimento do sistema imunológico.

Particularmente rico em antioxidantes, dá pra exorcizar os radicais livres do corpo, assim combatendo o envelhecimento e o câncer.
Lendas de antigos guerreiros Samurais já falavam dos poderes milagrosos da pasta de soja. Ela fica armazenada durante dois anos, envelhecendo em barris. Agora a ciência descobriu que lá dentro está uma espécie de fonte da juventude.
                                                 
                                 

O pesquisador Kenji Okajima, da universidade da cidade de Nagoya, descobriu que o missô fermentado durante dois anos produz no corpo uma substância importante para manter a memória e estimular o cérebro.

Estimulando os neurônios sensoriais na pele e no estômago, aumenta a produção do fator de crescimento semelhante à insulina 1 no hipocampo, substância muito importante para manter as funções cognitivas.

Em 1945, os americanos jogaram bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagazaki. Milhares de pessoas morreram instantaneamente, outras, tempos depois, pelos efeitos da radiação. Mas muitos não foram afetados, graças à substâncias presentes no missô que ajudam prevenir a morte celular provocada pela radiação. Logo após o acidente de Chernobyl, o missô foi exportado para a Rússia como uma forma de prevenção.


Bem... Acho que já estão bem convencidos que o Missoshiro é maravilhoso, né. Então faça já o seu e perceba que enquanto ele está bem quente, se ficarmos olhando pra sopa, parece que está formando-se nuvens de bomba atômica dentro da tigela. Seria ironia do destino, ou mera coincidência?

2 comentários: