Procure aqui a matéria que te interessa

terça-feira, 15 de março de 2022

Pseudônimo: quando e por que usar?

Historicamente, o pseudônimo era usado como codinome, para a proteção contra a exposição do autor por questões políticas, pois ter a sua verdadeira identidade associada ao livro poderia ser um problema.

Também havia o preconceito de gênero. Infelizmente, os editores não levavam a sério um livro publicado por uma mulher. E por isso, as mulheres utilizavam bastante o pseudônimo.

Mas hoje em dia, vivemos em uma era que quase não existe privacidade no meio digital, muito pelo contrário, as pessoas gostam de se expor.

Quando você não deve usar um pseudônimo

Se o seu livro é baseado baseado em fatos reais e você não quer que saibam, o pseudônimo pode proteger sua privacidade até certo ponto, pois não te isenta de certos compromissos legais. Se o seu livro conter informações que possam prejudicar as pessoas, elas terão o direito de processar você. Portanto, o melhor a ser feito é esconder a identidade dessas pessoas e não a sua.

Existem casos que o pseudônimo é uma obrigação. Se você publica, por exemplo, livros de assuntos muito diferentes, como literatura infantil e contos eróticos, o uso do pseudônimo cai como uma luva para que você não choque o público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário