Procure aqui a matéria que te interessa

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Atitude



Atitude é a exteriorização de um intento ou propósito. É a norma de proceder, o comportamento.Também pode se referir ao gesto, jeito, pose, posição, postura e propósito.

Iniciativa, ousadia, coragem, decisão, finalidade intenção, intuito, objeto, projeto, resolução, ação... São muitas as palavras que definem está condição humana tão em falta ultimamente em nossa sociedade.

Atitude designa em psicologia a disposição ligada ao juízo de determinados objetos da percepção ou da imaginação - ou seja, a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis.

A atitude se diferencia da postura pelo maior grau de concretude dos objetos a que se refere - assim, o limite entre esses dois construtosnão é claro.

Como no caso das posturas, há grande dificuldade na busca de uma classificação abrangente de todas as atitudes possíveis, pois os objetos a que uma atitude se pode referir são muito heterogêneos e concretos.

Uma atitude positiva com relação a determinado valor (ex. ecologia) não é capaz de predizer se uma pessoa em determinada situação vai agir de uma maneira correspondente a essa atitude (ex. separar o lixo mesmo no camping), mas prediz que a pessoa, de maneira geral, se comporta mais ecologicamente consciente do que uma pessoa com uma atitude neutra ou negativa a esse valor.

A tomada de decisão é o processo indispensável para que se tenha atitude, pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros, tendo em vista os variados cenários, ambientes e fatores para uma situação-problema.

Se decidir que dizer produzir uma escolha final. A saída pode ser uma ação ou uma opinião de escolha. Ou seja, a tomada de decisão refere-se ao processo de escolher o caminho mais adequado à uma determinada circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário