Procure aqui a matéria que te interessa

terça-feira, 14 de maio de 2013

Reactable

Você é DJ? ''Todo mundo é DJ'' - Krishna Hoo; ou se acha DJ?
Considero dj mesmo, aquele que se sobressai no meio da massa de maus djs. A qualidade versus quantidade. Aquele que traz inovação, técnica, prestígio.

Aquele que consegue empolgar uma galera, numa vibe única, levando o público ao delírio, num frenesi contante de aplausos e assobios...

Uma inovação, minto... Uma revolução em matéria de música e que tornou a arte de ser DJ, um mito... A Reactable.

Trata-se de uma mesa, com uma tela iluminada de alta sensibilidade, a qual colocados certos cubos que são como instrumentos... E conforme estes cubos são manipulados na mesa, formam-se os arranjos musicais, como aumento e diminuição da velocidade, efeitos, distorções, nas batidas e instrumentos que formam a música eletrônica.





Me espanta que nenhum DJ brasileiro ainda não tenha se interessado em trazer a Reactable para o Brasil, e que eu não tenha visto nenhuma apresentação ou mesmo algum comentário sobre ela. Gostaria muito de saber o por quê...




Pois ela é sem dúvida uma maravilha da tecnologia que torna a arte dá música, um prazer inenarrável para todos os sentidos além da audição.





A Reactable foi concebida e desenvolvida desde 2003 por uma equipe de pesquisa da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. Sergi Jordá, Martin Kaltenbrunner, Günter Geiger e Marcos Alonso apresentaram sua criação pela primeira vez em um concerto público no International Computer Music Conference 2005, em Barcelona.

Após esta introdução bem sucedida para a comunidade de pesquisa, o instrumento ficou conhecido por um público mais amplo, quando a equipe lançou vários vídeos de demonstração no Youtube no final de 2006. Músicos como a cantora e compositora islandesa Björk, que depois de ver os vídeos de demonstração, incorporou com sucesso a Reactable no seu world tour ''Volta'' ajudando assim na sua sua divulgação.

Após despertar o interesse de milhões na internet, a Reactable foi destaque em várias das principais TVs e revistas impressas do mundo, tornando-se um dos instrumentos musicais mais inovadores e aclamados do início do século 21. Declarado o Instrumento Hot do Ano pela revista Rolling Stone (2007), a Reactable também recebeu vários prêmios internacionais.



A equipe Reactable também desenvolveu a tecnologia para smartphones e tablets.


3 comentários: