Para a prática esportiva e realização de nossas atividades diárias, uma boa musculatura nos garante um melhor rendimento. Para isso, devemos combinar boa nutrição com a prática regular de atividades físicas. Não adianta fazer exercícios e não se alimentar adequadamente.
Se você quer ganhar massa muscular é necessário ter constância e disciplina em relação a três coisas: treino, dieta e descanso.
A regra geral para o treino é a intensidade e regularidade. Para a alimentação é necessário fazermos refeições equilibradas, evitando o açúcar e o carboidrato. E, por fim, ter boas noites de sono, pois é no descanso que ocorre a maior parte do desenvolvimento muscular.
O treino é o estímulo, a dieta, o combustível e o sono a regeneração dos tecidos, deixando-os mais fortes para o próximo desafio.
Vilão Número 1: Bebidas alcoólicas
O álcool é uma substância catabólica – que promove perda de massa magra. Quando consumido sem controle, ele desidrata e destrói as fibras musculares.
Mesmo que seja apenas no final de semana, beber grandes quantidades de álcool podem te impedir de ganhar massa muscular. A ingestão do álcool converte-se em uma substância chamada acetaldeído. Essa substância é tóxica. O fígado tem muita dificuldade de eliminar acetaldeído do corpo. Ele compromete a absorção de vitaminas e nutrientes. Logo, você fica todo intoxicado.
Vilão Número 2: Dietas agressivas
É muito comum que pessoas acima do peso queiram perder gordura o mais rápido possível. Para isso, costumam apostar em dietas rígidas, sem gordura, sem carboidrato. De fato, comer pouco e cortar nutrientes da alimentação promoverá a perda de peso. O organismo vai queimar gordura, mas também vai queimar músculos, deixando o indivíduo com um aspecto não muito saudável. Portanto, coma de tudo, mas comida. Um prato tradicional brasileiro com arroz, feijão, um grelhado e uma salada é perfeito para uma dieta saudável.
Vilão Número 3: Tomar anti-inflamatório
Nada de tomar aquele comprimido para dor quando estiver com a musculatura dolorida. O raciocínio de malhar é justamente fazer o músculo inflamar. Quebrar o processo inflamatório gerado pela musculação diminui a hipertrofia e impede o indivíduo de ganhar massa muscular.
No momento que você toma um relaxante muscular, um analgésico, um anti-inflamatório, você reduz o processo inflamatório, ou seja, você jogou fora todo esforço que fez na academia para micro lesionar a fibra do músculo.
Vilão Número 4: Usar gelo nos músculos
Usar gelo em regiões doloridas é uma prática muito comum e eficaz para reduzir a dor em áreas lesionadas, já que, em contato com a pele, ele diminui processos inflamatórios.
Porém, essa prática entra na mesma onda do anti-inflamatório ou do analgésico.
A musculação existe justamente para provocar pequenas inflamações nos músculos e é isso que gera a regeneração mais forte da musculatura.
Colocar gelo em articulações, como joelhos, cotovelos e ombros, é uma ótima maneira de combater as dores. Porém, usá-los diretamente na musculatura que foi treinada vai atrasar o ganho de massa muscular.
Vilão Número 5: Dormir Mal
É durante a noite que os hormônios e os substratos energéticos vão pegar essas fibras que estão machucadas e transformá-las em fibras mais fortes, mas se você estiver dormindo, é claro.
Vilão Número 6
Hidratação
A maior parte do nosso corpo é formada por água e, com os músculos, não é diferente. No entanto, muitas pessoas que querem ganhar massa muscular esquecem de beber água. Levar uma garrafinha consigo para todos os lugares é fundamental não somente para a hipertrofia, como para a saúde geral e o bom funcionamento do organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário