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quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Principais Regras de Português no Telemarketing

Muitas pessoas não dão importância, mas a forma como falam e escrevem podem prejudicar sua imagem, principalmente no âmbito profissional. Enviar um e-mail para um cliente com erros de português pode fazer com que ele fique desconfiado e duvide da credibilidade da empresa. Ninguém precisa ser um erudito, mas saber as regras básicas da Língua Portuguesa vai te ajudar no seu crescimento profissional e vai fazer com que a empresa ‘’cresça os olhos’’ para você.



Como Evitar Erros de Português no Call Center?

É bastante comum encontrarmos pessoas que dizem que não gostavam da disciplina de Língua Portuguesa na escola e que a gramática é complicada demais. Realmente, existem conteúdos que são mesmo difíceis, mas é possível aprender o básico para nos comunicarmos bem. Portanto, abordaremos a seguir, os principais erros cometidos ao trabalhar como agente de atendimento, seja por telefone, chat ou e-mail.

1 – Leia Mais

A melhor maneira de aprender o português correto é tendo contato com ele através da leitura. E, para isso, não é necessário ler romances clássicos de quinhentas páginas. Você pode ler assuntos que lhe interessem para se informar e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar a sua escrita. Ler um jornal, uma revista, sites de notícias, livros sobre a sua área profissional, tudo isso conta como leitura.

Não é necessário ficar analisando a escrita para aprender, basta ler de forma natural e, com o tempo, irá assimilando as regras de uso da vírgula, acentuação, grafia correta das palavras, entre outras coisas. Além disso, a leitura ajuda a enriquecer o seu vocabulário e, assim, terá um repertório maior de palavras para utilizar.

2 – Conheça as Suas Dificuldades

Cada pessoa tem suas dificuldades em relação à Língua Portuguesa e é importante saber quais são os seus pontos fracos para eliminá-los. Anote os erros que mais costuma cometer acompanhados da correção, assim ficará mais fácil memorizar a forma certa. Algumas das dificuldades mais comuns são:

MAS e MAIS: Usa-se MAS para ligar frases, a expressão tem o mesmo sentido de PORÉM. Já a palavra MAIS é usada para dar intensidade.

Exemplo: Preciso ler MAIS, MAS estou sem tempo.

MAL ou MAU: A palavra MAL é o contrário de BEM, enquanto MAU é o contrário de BOM.

Exemplo: Você pode ser considerado um MAU profissional por escrever MAL.

A VER ou HAVER: A expressão A VER indica uma relação, enquanto a palavra HAVER é um verbo.

Exemplos: Uma coisa não tem nada A VER com a outra. / Podem HAVER problemas no novo software.

3 – Evite o Gerundismo

Você, provavelmente, já ouviu alguém dizer frases como “Vou estar ligando”, “Vou estar fazendo” e outras, que são bastante comuns no telemarketing. O que essas duas frases têm em comum é que ambas estão no gerúndio, que é uma forma nominal que traz o verbo em uma ação que está acontecendo. Não é errado utilizar o gerúndio porque ele faz parte da Língua Portuguesa, o problema está no excesso e no uso desnecessário, que é chamado de gerundismo.

Esse vício de linguagem começou por causa das primeiras cartilhas de telemarketing que começaram a ser usadas no Brasil. Elas foram mal traduzidas do inglês e traziam o verbo no gerúndio, isso fez com que muitos profissionais acreditassem que essa era é a forma certa de falar. A dica para evitar o gerundismo é simplificar, sempre diga “Eu vou ligar”, “Eu vou fazer”, etc. Muito mais simples, não é mesmo?

4 – Releia o Que Escreveu Antes de Enviar e o que Disse Depois que Falou ao Interlocutor

Sempre que escrever um e-mail, um aviso ou qualquer outro tipo de texto, releia antes de enviar para as pessoas. Esse cuidado não irá te custar muito tempo e te dará outra chance de perceber algum erro que tenha deixado passar. Anote as suas falas conforme vai falando com o consumidor nas ligações, para verificar depois se houve algum erro para poder corrigi-lo

5 – Elimine o ‘’pra mim fazer’’

Muita, mas muita gente mesmo fala ‘’pra mim fazer’’, ‘’pra mim verificar’’, etc…

Está errado! Mim é um pronome do caso oblíquo geralmente utilizado no final das frases.

Por exemplo: ‘’Dá um presente pra mim?’’ O que você vai dar para mim de natal?’’

Quando vamos falar que nós mesmos vamos praticar uma ação, devemos usar o pronome do caso reto ‘’eu’’.

Exemplo: Envie os seus dados para que ‘’eu’’ analise. Preciso de 2 dias para ‘’eu’’ analisar seu caso.

6 – Na Dúvida, Pesquise no Google

Mesmo aquelas pessoas que dominam muito bem a Língua Portuguesa têm dúvidas e isso é completamente normal. Por isso, mesmo que tenha seguido todas as outras dicas e esteja escrevendo bem, não deixe de pesquisar quando não tiver certeza sobre algo relacionado à escrita. Basta abrir o Google, digitar a sua dúvida e ler as respostas.

Espero ter ajudado!

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