Procure aqui a matéria que te interessa

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Nova gripe H3N2 quase chega a 100 mortes no Brasil

Como pode um surto de gripe H3N2 em meio ao verão e à pandemia da Covid-19?

Outro assunto de saúde que tem tomado as manchetes de todos os veículos de comunicação no Brasil.

Casos de gripe são comuns no período do inverno, em que ficamos mais com os ambientes fechados. Mas agora o surto está ocorrendo em pleno verão, por que?

Como ficamos trancados em casa em 2020 e 2021, quase ninguém tem os anticorpos das variantes da gripe que estavam circulando. Além disso, a quantidade de pessoas que tomou a vacina diminuiu muito, pois o foco era a vacina da Covid.

Você sabia que já estamos chegando a quase 100 mortes no Brasil?

E por que essa gripe está sendo mais forte e derrubando todo mundo? Na verdade, esse vírus H3N2 ele é do grupo da Influenza, que tem a A,B,C e D e esse vírus é da influenza A, que causa sintomas respiratórios mais agudos.

Os cuidados a serem tomados seguem os mesmo da Covid, uso de máscara álcool em gel, e em caso de sintomas gripal, é recomendado um isolamento de 7 dias, que é o tempo de transmissão, que pode acabar ocorrendo. Nesse caso, é importante ficar em casa, de repouso, com uma alimentação mais leve, hidratação, para que assim possa evitar de contaminar as pessoas que se tem contato.

Como identificar e quais são sintomas da H3N2?

Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse.

Febre alta, acima dos 38ºC.
Dor no corpo;
Dor de garganta;
Dor de cabeça;
Espirros;
Tosse;
Coriza;
Calafrios;
Cansaço excessivo;
Náuseas e vômitos;
Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
Moleza.

Gripe por Influenza H3N2 é perigoso?

O vírus é considerado perigoso e, embora possa ser prevenida através da vacinação, em casos mais graves a doença pode matar. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Influenza já matou mais do que a Covid-19 em dezembro de 2021, em números absolutos.

Estão mais suscetíveis a complicações, crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde, dentre eles doença respiratória ou cardíaca, obesidade, diabetes, etc. E quem negligencia o tratamento da gripe.

Qualquer gripe pode provocar danos ao sistema respiratório, comprometer os pulmões e levar à morte, se não tratada.

Como acontece a transmissão da H3N2?

A transmissão do vírus H3N2 é fácil e acontece por meio do ar através de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra, além de também poder acontecer por meio do contato direto com pessoas infectadas.

Por isso, a recomendação é parecida com a da Covid-19, de que seja evitado permanecer muito tempo em ambiente fechado com muitas pessoas, evitar levar as mãos aos olhos e à boca antes de lavá-la e evitar ficar muito tempo próximo de uma pessoa gripada. Dessa maneira, é possível evitar a transmissão do vírus.

Vale lembra que a melhor forma de prevenção da doença e também da transmissão desse vírus é por meio da vacina que é disponibilizada anualmente durante campanhas do governo e que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A recomendação é a de que a vacina seja tomada todos os anos, principalmente por crianças e idosos, já que essa infecção é mais comum nesse grupo. A dose anual é recomendada porque os vírus podem sofrer pequenas mutações ao longo do ano, se tornando resistentes às vacinas anteriores.


Vamos manter o distanciamento social, gente. Nada de beijos e abraços por enquanto. Continuemos nos cuidando pois estamos passando por tempos muito difíceis e precisamos estar atentos e fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário