Procure aqui a matéria que te interessa

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Novo Acordo Ortográfico: Uso do Hífen

Com o Novo Acordo Ortográfico, algumas das regras do uso do hífen foram alteradas, gerando muitas dúvidas.

Então, resolvi descrever aqui, as novas regras do uso do hífen, para que possamos escrever corretamente.



1. Palavra iniciada com H (Utiliza)


Com prefixos (anti, co, mini, super, etc.), sempre se utiliza o hífen quando a segunda palavra/elemento for iniciado com H (hotel, herdeiro, herói, humano, etc.).

Veja alguns exemplos:

anti-higiênico

anti-herói

co-herdeiro

mini-hotel

sobre-humano

super-homem

Mas atenção! A exceção a essa regra é a palavra “subumano“, onde, na junção do “sub” + “humano”, a palavra humano perde o H.


2. Vogais diferentes (Não Utiliza)


Não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra.

Um exemplo disso é a palavra aeroespacial, a qual é formada pela preposição “aero” (que termina com o) + “espacial” (que começa com e). Como a vogal que termina o prefixo (“o”) e que começa a palavra (“e”) são diferentes, não se utiliza o hífen.

Veja abaixo outros exemplos:

agroindustrial

antiaéreo

autoaprendizagem

autoestrada

coautor

infraestrutura

semiaberto

Mas atenção! O prefixo “CO” junta-se com a segunda palavra mesmo quando ela inicia com O. Exemplos: coordenar, cooperar, cooperação.


3. Consoante inicial R ou S (Não Utiliza)


Nos casos onde o prefixo termina com vogal e a segunda palavra/elemento começa com R ou S, essas letras são duplicadas e não se utiliza o hífen.

Por exemplo, a palavra antissocial é formada pelo prefixo “anti” e o elemento/palavra “social”, mas como o prefixo termina em vogal (“i”) e o segundo elemento começa com S, o S é duplicado, formando assim a palavra antiSSocial.

Mais alguns exemplos em que o R ou S são duplicados:

antirrábico

biorritmo

contrassenso

cosseno

microssistema

minissaia

semirreta

ultrassom


4. Consoante inicial diferente de R ou S (Não Utiliza)


Essa regra complementa a regra anterior. Quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com uma consoante diferente de R ou S, não se utiliza o hífen.

Um bom exemplo dessa regra é a palavra seminovo. Ela é formada pelo prefixo “semi” (que termina com I) + “novo” (que começa com N). Como o prefixo termina com vogal (“i”) e a consoante que começa a segunda palavra (“n”) não é R ou S, não se usa o hífen.

Veja outros exemplos:

antecâmara

autopeças

geopolítica

microcomputador

semicírculo

ultramoderno

Mas atenção! Com o prefixo “VICE“ sempre se utiliza o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante, vice-presidente, vice-governador.


5. Vogais iguais (Utiliza)


Outra regra que mostra quando se utiliza o hífen. Quando o prefixo termina com a mesma vogal com que a segunda palavra começa, sempre se utiliza o hífen.

Um exemplo dessa regra é a palavra anti-inflamatório. Perceba que o prefixo “anti” termina com a mesma vogal que a palavra “inflamatório” começa, ou seja, a vogal I. Quando isso acontece, sempre devemos utilizar o hífen.

Veja outros exemplos em que o hífen é utilizado:

anti-inflacionário

auto-observação

contra-ataque

micro-ondas

micro-ônibus

semi-interno


6. Consoantes iguais (Utiliza)


Quando o prefixo termina com consoante, se a segunda palavra começar com a mesma letra, utiliza-se o hífen.

Um bom exemplo dessa regra é a palavra inter-regional. No caso, o prefixo “inter” termina com R e a palavra “regional” também começa com R, formando a palavra “inteR-Regional”, por isso é obrigatória a utilização do hífen entre elas.

Veja mais exemplos dessa regra:

inter-racial

sub-bibliotecário

super-resistente

super-romântico

Lembre-se, nos demais casos, onde as consoantes não são iguais, não se utiliza o hífen. Exemplo: hipermercado, intermunicipal, superproteção, subsaariana.

Mas atenção! Essa regra possui algumas exceções:

No caso do prefixo SUB, usa-se o hífen também diante de palavras iniciadas com R. Exemplo: sub-região, sub-regimento, etc.

No caso dos prefixos CIRCUM e PAN, também utiliza-se o hífen se a segunda palavra começar com M, N ou VOGAL. Exemplo: circum-navegação, pan-americano, etc.


7. Consoante com vogal (Não Utiliza)


Essa regra fica quase que subentendida pelas outras regras, mas é sempre bom enfatizar. Quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com vogal, não se usa o hífen.

Por exemplo, a palavra hiperativo é formada pelo prefixo “hiper” (que termina com a consoante R) e a palavra “ativo” (que começa com a vogal A), por isso ela não recebe hífen.

Veja outros exemplos do uso dessa regra:

hiperacidez

interescolar

interestelar

superaquecimento

superexigente

superinteressante


8. Utilização obrigatória


Com o Novo Acordo Ortográfico tornou-se obrigatória a utilização do hífen após certos prefixos, sendo eles: ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré e pró.

Ou seja, toda vez que você utilizar esses prefixos para formar uma palavra, você precisa usar o hífen.

Veja alguns exemplos com cada um desses prefixos:

ex-aluno, ex-presidiário, ex-presidente

sem-terra, sem-teto

além-mar, além-túmulo

aquém-mar

recém-casado, recém-nascido

pós-graduação, pós-doutorado

pré-vestibular, pré-adolescente

pró-europeu


9. Origem tupi-guarani (Utiliza)


No Novo Acordo Ortográfico foi determinado que quando forem utilizados os sufixos de origem tupi-guarani, açu, guaçu e mirim, é obrigatória a utilização do hífen.

Cabe ressaltar que essa regra diz respeito ao uso de SUFIXOS, ou seja, a parte utilizada no final da palavra. Exemplos de palavras formadas com esses sufixos: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu.
10. Encadeamentos vocálicos (Utiliza)

Essa regra é uma das poucas regras do Novo Acordo Ortográfico que não falam sobre a utilização de prefixos. Ela estabeleceu que deve-se utilizar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam para formar encadeamentos vocálicos.

Portanto, quando as palavras aglutinadas não formarem um vocábulo, ou seja, uma nova palavra, deve-se utilizar o hífen. 

Veja abaixo alguns exemplos:

Rio-Niterói

Rio-São Paulo

Sampa-Sul


11. Usualidade (Não Utiliza)


Algumas palavras anteriormente formadas pela junção de duas ou mais palavras ficaram tão comuns na língua portuguesa que o Novo Acordo Ortográfico definiu que elas não devem mais ser escritas com o hífen.

Ou seja, não se usa mais o hífen em palavras que perderam a noção de composição.

Veja alguns exemplos:

girassol

madressilva

mandachuva

paraquedas

paraquedista

pontapé


12 – Separação silábica (Utiliza)


Essa regra diz respeito à separação silábica dos textos manuscritos. Com o Novo Acordo Ortográfico ficou definido que, para ajudar na clareza gráfica dos textos, se no final da linha a separação de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte.

Ou seja, quando você estiver escrevendo uma redação ou texto à mão, na hora de separar as sílabas de uma palavra porque ela não coube inteira no final da linha, se essa separação coincidir com o hífen, como quando utilizamos a ênclise (pronome colocado após o verbo: diz-se, fala-se, etc.), o hífen deve ser repetido no começo da próxima linha.

Veja o exemplo abaixo:

Na cidade contava–

–se que ele fugiu de casa.

O diretor recebeu os ex–

–alunos de braços abertos.


Acho que é isso! Espero ter ajudado!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Nova gripe H3N2 quase chega a 100 mortes no Brasil

Como pode um surto de gripe H3N2 em meio ao verão e à pandemia da Covid-19?

Outro assunto de saúde que tem tomado as manchetes de todos os veículos de comunicação no Brasil.

Casos de gripe são comuns no período do inverno, em que ficamos mais com os ambientes fechados. Mas agora o surto está ocorrendo em pleno verão, por que?

Como ficamos trancados em casa em 2020 e 2021, quase ninguém tem os anticorpos das variantes da gripe que estavam circulando. Além disso, a quantidade de pessoas que tomou a vacina diminuiu muito, pois o foco era a vacina da Covid.

Você sabia que já estamos chegando a quase 100 mortes no Brasil?

E por que essa gripe está sendo mais forte e derrubando todo mundo? Na verdade, esse vírus H3N2 ele é do grupo da Influenza, que tem a A,B,C e D e esse vírus é da influenza A, que causa sintomas respiratórios mais agudos.

Os cuidados a serem tomados seguem os mesmo da Covid, uso de máscara álcool em gel, e em caso de sintomas gripal, é recomendado um isolamento de 7 dias, que é o tempo de transmissão, que pode acabar ocorrendo. Nesse caso, é importante ficar em casa, de repouso, com uma alimentação mais leve, hidratação, para que assim possa evitar de contaminar as pessoas que se tem contato.

Como identificar e quais são sintomas da H3N2?

Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse.

Febre alta, acima dos 38ºC.
Dor no corpo;
Dor de garganta;
Dor de cabeça;
Espirros;
Tosse;
Coriza;
Calafrios;
Cansaço excessivo;
Náuseas e vômitos;
Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
Moleza.

Gripe por Influenza H3N2 é perigoso?

O vírus é considerado perigoso e, embora possa ser prevenida através da vacinação, em casos mais graves a doença pode matar. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Influenza já matou mais do que a Covid-19 em dezembro de 2021, em números absolutos.

Estão mais suscetíveis a complicações, crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde, dentre eles doença respiratória ou cardíaca, obesidade, diabetes, etc. E quem negligencia o tratamento da gripe.

Qualquer gripe pode provocar danos ao sistema respiratório, comprometer os pulmões e levar à morte, se não tratada.

Como acontece a transmissão da H3N2?

A transmissão do vírus H3N2 é fácil e acontece por meio do ar através de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra, além de também poder acontecer por meio do contato direto com pessoas infectadas.

Por isso, a recomendação é parecida com a da Covid-19, de que seja evitado permanecer muito tempo em ambiente fechado com muitas pessoas, evitar levar as mãos aos olhos e à boca antes de lavá-la e evitar ficar muito tempo próximo de uma pessoa gripada. Dessa maneira, é possível evitar a transmissão do vírus.

Vale lembra que a melhor forma de prevenção da doença e também da transmissão desse vírus é por meio da vacina que é disponibilizada anualmente durante campanhas do governo e que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A recomendação é a de que a vacina seja tomada todos os anos, principalmente por crianças e idosos, já que essa infecção é mais comum nesse grupo. A dose anual é recomendada porque os vírus podem sofrer pequenas mutações ao longo do ano, se tornando resistentes às vacinas anteriores.


Vamos manter o distanciamento social, gente. Nada de beijos e abraços por enquanto. Continuemos nos cuidando pois estamos passando por tempos muito difíceis e precisamos estar atentos e fortes.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Principais Regras de Português no Telemarketing

Muitas pessoas não dão importância, mas a forma como falam e escrevem podem prejudicar sua imagem, principalmente no âmbito profissional. Enviar um e-mail para um cliente com erros de português pode fazer com que ele fique desconfiado e duvide da credibilidade da empresa. Ninguém precisa ser um erudito, mas saber as regras básicas da Língua Portuguesa vai te ajudar no seu crescimento profissional e vai fazer com que a empresa ‘’cresça os olhos’’ para você.



Como Evitar Erros de Português no Call Center?

É bastante comum encontrarmos pessoas que dizem que não gostavam da disciplina de Língua Portuguesa na escola e que a gramática é complicada demais. Realmente, existem conteúdos que são mesmo difíceis, mas é possível aprender o básico para nos comunicarmos bem. Portanto, abordaremos a seguir, os principais erros cometidos ao trabalhar como agente de atendimento, seja por telefone, chat ou e-mail.

1 – Leia Mais

A melhor maneira de aprender o português correto é tendo contato com ele através da leitura. E, para isso, não é necessário ler romances clássicos de quinhentas páginas. Você pode ler assuntos que lhe interessem para se informar e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar a sua escrita. Ler um jornal, uma revista, sites de notícias, livros sobre a sua área profissional, tudo isso conta como leitura.

Não é necessário ficar analisando a escrita para aprender, basta ler de forma natural e, com o tempo, irá assimilando as regras de uso da vírgula, acentuação, grafia correta das palavras, entre outras coisas. Além disso, a leitura ajuda a enriquecer o seu vocabulário e, assim, terá um repertório maior de palavras para utilizar.

2 – Conheça as Suas Dificuldades

Cada pessoa tem suas dificuldades em relação à Língua Portuguesa e é importante saber quais são os seus pontos fracos para eliminá-los. Anote os erros que mais costuma cometer acompanhados da correção, assim ficará mais fácil memorizar a forma certa. Algumas das dificuldades mais comuns são:

MAS e MAIS: Usa-se MAS para ligar frases, a expressão tem o mesmo sentido de PORÉM. Já a palavra MAIS é usada para dar intensidade.

Exemplo: Preciso ler MAIS, MAS estou sem tempo.

MAL ou MAU: A palavra MAL é o contrário de BEM, enquanto MAU é o contrário de BOM.

Exemplo: Você pode ser considerado um MAU profissional por escrever MAL.

A VER ou HAVER: A expressão A VER indica uma relação, enquanto a palavra HAVER é um verbo.

Exemplos: Uma coisa não tem nada A VER com a outra. / Podem HAVER problemas no novo software.

3 – Evite o Gerundismo

Você, provavelmente, já ouviu alguém dizer frases como “Vou estar ligando”, “Vou estar fazendo” e outras, que são bastante comuns no telemarketing. O que essas duas frases têm em comum é que ambas estão no gerúndio, que é uma forma nominal que traz o verbo em uma ação que está acontecendo. Não é errado utilizar o gerúndio porque ele faz parte da Língua Portuguesa, o problema está no excesso e no uso desnecessário, que é chamado de gerundismo.

Esse vício de linguagem começou por causa das primeiras cartilhas de telemarketing que começaram a ser usadas no Brasil. Elas foram mal traduzidas do inglês e traziam o verbo no gerúndio, isso fez com que muitos profissionais acreditassem que essa era é a forma certa de falar. A dica para evitar o gerundismo é simplificar, sempre diga “Eu vou ligar”, “Eu vou fazer”, etc. Muito mais simples, não é mesmo?

4 – Releia o Que Escreveu Antes de Enviar e o que Disse Depois que Falou ao Interlocutor

Sempre que escrever um e-mail, um aviso ou qualquer outro tipo de texto, releia antes de enviar para as pessoas. Esse cuidado não irá te custar muito tempo e te dará outra chance de perceber algum erro que tenha deixado passar. Anote as suas falas conforme vai falando com o consumidor nas ligações, para verificar depois se houve algum erro para poder corrigi-lo

5 – Elimine o ‘’pra mim fazer’’

Muita, mas muita gente mesmo fala ‘’pra mim fazer’’, ‘’pra mim verificar’’, etc…

Está errado! Mim é um pronome do caso oblíquo geralmente utilizado no final das frases.

Por exemplo: ‘’Dá um presente pra mim?’’ O que você vai dar para mim de natal?’’

Quando vamos falar que nós mesmos vamos praticar uma ação, devemos usar o pronome do caso reto ‘’eu’’.

Exemplo: Envie os seus dados para que ‘’eu’’ analise. Preciso de 2 dias para ‘’eu’’ analisar seu caso.

6 – Na Dúvida, Pesquise no Google

Mesmo aquelas pessoas que dominam muito bem a Língua Portuguesa têm dúvidas e isso é completamente normal. Por isso, mesmo que tenha seguido todas as outras dicas e esteja escrevendo bem, não deixe de pesquisar quando não tiver certeza sobre algo relacionado à escrita. Basta abrir o Google, digitar a sua dúvida e ler as respostas.

Espero ter ajudado!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Como manter a saúde do corpo? 6 vilões que destroem a tonificação corporal.

Ganhar massa muscular, junto com queimar gordura corporal, são os principais sonhos daqueles que querem praticar atividades físicas. Todos querem melhorar a autoestima, aumentar a qualidade de vida e promover o bem-estar. Mesmo para quem está acima do peso, buscar a hipertrofia muscular é muito interessante, já que a massa magra consome mais calorias do que a massa gorda. Porém, alguns erros costumam ser fatais na busca por mais músculos.



Para a prática esportiva e realização de nossas atividades diárias, uma boa musculatura nos garante um melhor rendimento. Para isso, devemos combinar boa nutrição com a prática regular de atividades físicas. Não adianta fazer exercícios e não se alimentar adequadamente.

Se você quer ganhar massa muscular é necessário ter constância e disciplina em relação a três coisas: treino, dieta e descanso.

A regra geral para o treino é a intensidade e regularidade. Para a alimentação é necessário fazermos refeições equilibradas, evitando o açúcar e o carboidrato. E, por fim, ter boas noites de sono, pois é no descanso que ocorre a maior parte do desenvolvimento muscular.

O treino é o estímulo, a dieta, o combustível e o sono a regeneração dos tecidos, deixando-os mais fortes para o próximo desafio.

Vilão Número 1: Bebidas alcoólicas

O álcool é uma substância catabólica – que promove perda de massa magra. Quando consumido sem controle, ele desidrata e destrói as fibras musculares.
Mesmo que seja apenas no final de semana, beber grandes quantidades de álcool podem te impedir de ganhar massa muscular. A ingestão do álcool converte-se em uma substância chamada acetaldeído. Essa substância é tóxica. O fígado tem muita dificuldade de eliminar acetaldeído do corpo. Ele compromete a absorção de vitaminas e nutrientes. Logo, você fica todo intoxicado.


Vilão Número 2: Dietas agressivas

É muito comum que pessoas acima do peso queiram perder gordura o mais rápido possível. Para isso, costumam apostar em dietas rígidas, sem gordura, sem carboidrato. De fato, comer pouco e cortar nutrientes da alimentação promoverá a perda de peso. O organismo vai queimar gordura, mas também vai queimar músculos, deixando o indivíduo com um aspecto não muito saudável. Portanto, coma de tudo, mas comida. Um prato tradicional brasileiro com arroz, feijão, um grelhado e uma salada é perfeito para uma dieta saudável.


Vilão Número 3: Tomar anti-inflamatório

Nada de tomar aquele comprimido para dor quando estiver com a musculatura dolorida. O raciocínio de malhar é justamente fazer o músculo inflamar. Quebrar o processo inflamatório gerado pela musculação diminui a hipertrofia e impede o indivíduo de ganhar massa muscular.
No momento que você toma um relaxante muscular, um analgésico, um anti-inflamatório, você reduz o processo inflamatório, ou seja, você jogou fora todo esforço que fez na academia para micro lesionar a fibra do músculo.


Vilão Número 4: Usar gelo nos músculos

Usar gelo em regiões doloridas é uma prática muito comum e eficaz para reduzir a dor em áreas lesionadas, já que, em contato com a pele, ele diminui processos inflamatórios.
Porém, essa prática entra na mesma onda do anti-inflamatório ou do analgésico.
A musculação existe justamente para provocar pequenas inflamações nos músculos e é isso que gera a regeneração mais forte da musculatura.
Colocar gelo em articulações, como joelhos, cotovelos e ombros, é uma ótima maneira de combater as dores. Porém, usá-los diretamente na musculatura que foi treinada vai atrasar o ganho de massa muscular.


Vilão Número 5: Dormir Mal

É durante a noite que os hormônios e os substratos energéticos vão pegar essas fibras que estão machucadas e transformá-las em fibras mais fortes, mas se você estiver dormindo, é claro.
Vilão Número 6
Hidratação
A maior parte do nosso corpo é formada por água e, com os músculos, não é diferente. No entanto, muitas pessoas que querem ganhar massa muscular esquecem de beber água. Levar uma garrafinha consigo para todos os lugares é fundamental não somente para a hipertrofia, como para a saúde geral e o bom funcionamento do organismo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Enfia um talo de rosa em uma batata e olha o que acontece

Rosa na Batata


Amo flores! Mas é muito triste saber que elas irão murchar e morrer rápido. Então, vou ensinar para vocês um truque que pode ajudar as rosas a ganhar novas raízes, e assim, viver por mais tempo.

Olha que fácil, você apenas precisará de:

Uma rosa

Uma Batata

Uma garrafa de plástico de 1,5 litros

Um pouco de terra

Um vaso de planta


-Remova todas as folhas verdes da rosa e corte o talo em um ângulo de 40 graus, mais ou menos 5cm abaixo da flor.

-Faça um furo do tamanho exato do talo da rosa na batata. O buraco deve ficar bem justo, e devemos encravar a rosa fundo o suficiente na batata para que a rosa não fique bamba.

-Coloque a batata dentro do vaso e cubra com terra até mais ou menos 5-7cm, até que a rosa fique firme.

-Corte o fundo da garrafa e a posicione com cuidado ao redor do talo. A garrafa deve estar fechada e se torna uma mini estufa para a sua rosa, um local quente e aconchegante para ela crescer.

Pronto!!!

Deve-se regar com apenas 5 colheres de sopa de água a cada 4 dias e jogue a água na terra ao redor da garrafa, não dentro, ok?

Agora é só torcer para ela dar sinal de vida. Os primeiros raminhos aparecem bem rápido.

Você pode tentar este truque com vários tipos de rosas. Não desanime se não der certo logo na primeira tentativa: ter o dedo verde requer prática. Rs…

Seus amigos e familiares vão ficar passados quando você mostrar a eles a linda rosa que você mesmo fez crescer. É tão bonitinho que elas possam reviver e desabrochar em toda sua glória, ao invés de irem parar no lixo.


De: O Sagaz/Dedo Verde

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Ambulantes Aplicam Golpe em Frente Bar Soda Pop na Vieira de Carvalho

Se você é frequentador da região de bares da Avenida Vieira de Carvalho, na República, São Paulo, tome muito cuidado ao comprar bebidas de ambulantes que passam vendendo cervejas e te abordam.

O caso aconteceu com um casal de amigos no sábado, 21/08/2021, por volta das 21 horas. Estávamos conversando em frente ao bar Soda Pop, quando dois ambulantes de cor parda e estatura média os abordaram e pediram para ajudá-los comprando uma cerveja. Costumamos consumir diretamente nos bares, para evitarmos exatamente este tipo de situação, contudo eles ficaram com pena e compraram duas latinhas. 


Quando foram passar o cartão de débito do banco Inter numa maquinha preta deles do banco C6, após digitar a senha, o ambulante a pegou na mão e disse que tinha dado erro e pediu para digitar novamente. Deu erro uma segunda vez, e então decidiram usar outro cartão, este de crédito do banco Santander, que também deu erro. Na quarta vez, ambulante pegou outra máquina, uma branca ou amarela pequenininha, provavelmente a Moderninha ou do PagSeguro. Dessa vez passou com o cartão de débito do banco Inter, e inclusive eles conferiram o valor que era de R$16,00. 

No dia seguinte, domingo, 22/08/2021, pela manhã, o casal de amigos foram conferir o extrato e constava, além do débito de R$16,00, um outro débito de R$1.500,00 com o mesmo nome da empresa no lançamento: SUPERPASS TURISMO LTDA. 

Ao entrarem em contato com o banco Inter para solicitarem o estorno e relatar sobre o golpe, para que pudessem negar outras tentativas de fraude desta empresa, para que não lesem mais pessoas, ficaram surpresos com a forma que este tipo de golpe é encarada por estas instituições e com o descaso por parte das mesmas em restituir o prejuízo de seus clientes e em apurar os fatos para interromper o ciclo desse crime.

Se você frequenta ou conhece alguém que frequente esta região, fique ligado e passe a informação a diante.

É possível fazer denúncias anônimas no site do Disk Denúncia através do link abaixo:

http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/denuncias/

O caso foi registrado Delegacia de Polícia Civíl, 1 - Centro-S.Paulo-SP, mas ainda contamos com a ajuda da comunidade para que o caso fique conhecido, na tentativa de que a dupla de estelionatários seja presa e a justiça seja feita.

Por que estou acordando cada dia mais cedo?

 Para começar, o comum entre todas as pessoas do globo é acordar mais tarde. O ser humano tem um sono considerado normal quando chega na casa das 8 horas, mas conhecemos muitas pessoas que dormem até às 10 ou mais, não é verdade?

Considerando-se que um homem de meia idade durma a meia noite e acorde às 8 da manhã. O que poderia fazer com que acordasse cada vez mais cedo? Uma explicação bem plausível é a mudança para a modalidade home office, que faz com que fiquemos mais tempo sem grandes movimentos e deslocamentos, gastando assim, menos energia, que acumulada, pode gerar o impulso de acordar mais cedo, uma vez que bastou-se poucas horas para que a energia gasta durante o dia pudesse ser reposta no sono.


Outra teoria é a de que o fenômeno acontece com pessoas que sofrem de ansiedade. Quem sofre desse mal não está sozinho, muito menos no Brasil que vivemos atualmente. O país é o campeão em ansiedade de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), com impressionantes 9,3% da população. A ansiedade pode começar como uma pulguinha atrás da orelha: você pensa em um assunto qualquer, como um trabalho que precisa entregar ou uma briga que teve, e o pensamento vai crescendo de forma descontrolada na nossa cabeça. 

Resumindo, quem tem ansiedade fica imaginando tudo que pode dar errado no mundo, acelera o cérebro e afasta o sono, já que a mente não desliga. 

Uma boa solução então seria o uso de ansiolíticos para ''acalmar'' o cérebro e fazer com que a sensação de sono se sobreponha ao estado de alerta impelido pela ansiedade.

Outra teoria é de que conforme vamos ficando mais velhos, sintamos cada vez menos a necessidade de dormir. Isso ocorre porque a melatonina, também conhecida como o “hormônio da juventude”, a partir dos 40 anos, cai consideravelmente em nosso corpo. Por esse motivo, alguns idosos chegam a dormir de 6 a 7 horas fracionados durante o dia e a noite, ou até menos.

Para se ter uma ideia, os recém-nascidos tendem a dormir de 14 a 17 horas por dia, já na primeira infância esse tempo reduz para 11 a 14 horas, na adolescência de 8 a 10 horas e na fase adulta de 7 a 9 horas. Isso acontece porque a melatonina, tem seu pico máximo aos três anos de idade e, conforme os anos vão passando, sua produção diminui.

O que fazer então, se não queremos tomar ansiolíticos?

O segredo aqui consiste em uma rotina que associa exercícios físicos, para ''cansar'' um pouco o corpo e a administração de opções naturais aos remédios, que seriam chás que têm efeitos comprovadamente calmantes.

Espero que dê certo. Bons sonhos!!!




sábado, 10 de abril de 2021

Beijo lésbico na novela não é muito comentado no Facebook mais estoura no Twitter

Fomos surpreendidos no dia primeiro de abril de 2021, numa quinta-feira, no horário nobre da emissora mais importante do Brasil, o beijo lésbico das personagens Penha e Leila (Clarissa Pinheiro e Arieta Corrêa). A dupla de bandidas fez sucesso entre os telespectadores da novela Amor de Mãe.
            
             
                         
Tudo começou com a grande virada de Penha, que estava presa e quase morreu na cadeia. Mas, com a ajuda de Leila, sua melhor amiga, conseguiu fugir para se vingar de Belizário (Tuca Andrada), até então seu namorado.

Com um jantar pra lá de especial, temperado com um veneninho, pra ficar mais saboroso, Belizário morreu aos poucos, na frente das duas mulheres. Penha comemorou com Leila curtindo um som, bebendo e beijando na boca!

O mais engraçado é que a militância, sempre atenta aos debates sobre as questões LGBT, não se manifestou muito no Facebook, maior rede social do mundo, mas foi no Twitter onde o assuntou entrou na lista dos top trends.

Pode-se falar o que for da Rede Globo, que apoiou a ditadura, que foi favorável ao golpe que culminou no impeachment da presidente Dilma, e que é parcial no que cerne à supressão de fatos e ações da Esquerda Brasileira, porém, suas posturas contra o racismo, a homofobia e o apoio à diversidade, ciência e às políticas públicas voltadas aos mais pobres, a fazem figurar como a emissora ''mais de esquerda'' entre todas as outras da TV aberta, com exceção da TV Cultura.


Bom.. Se ninguém comentou, há aqui uma oportunidade ao debate, uma vez que o primeiro beijo gay relevante da TV brasileira foi do casal Felix e Nico (Mateus Solano e Thiago Fragoso) em Amor à Vida (2014), da mesma emissora, e incendiou todas as redes sociais. Agora, sete anos depois, podemos considerar este, o primeiro beijo lésbico relevante da TV brasileira e também merece ser ovacionado em todas as redes sociais.

Clique nos anúncios para ajudar o blog.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Verdades Secretas 2


Há cinco anos, 'Verdades Secretas' estreava na TV Globo e se tornou um fenômeno entre os telespectadores.

Pois foi anunciada a segunda fase da trama, com roteiro de Walcyr Carrasco e direção de Amora Mautner, prevista para o segundo semestre de 2021. Desde então, muito se especula sobre o futuro da Angel, personagem interpretada por Camilla Queiroz.

Até agora, sabe-se que a segunda parte de 'Verdades Secretas' terá 50 episódios (14 a menos que a versão exibida às 23h), e contará com lançamento exclusivo na plataforma Globoplay. A produção começará em janeiro e as filmagens só devem ocorrer a partir de março.

Todavia, já nas próximas semanas, deve iniciar a captação de cenas em alguns pontos turísticos de São Paulo para ilustrar a trama, ainda sem atores envolvidos. Além de imagens bem urbanas e descoladas da cidade, mostrando tribos e nichos, a trilha sonora da série promete, pois se seguir a mesma linha da versão anterior, será incrível.

A série terá um salto de seis anos e vai acompanhar a vida de Angel, que está mais madura e mergulhada no lado B da indústria da moda. Essa continuação terá um tom mais sombrio e tenso. ''Falida e viúva, Angel volta a se prostituir para criar seu filho.'' - Afirmam os tabloides.


O final feliz de Angel (Camila Queiroz) na primeira temporada de Verdades Secretas (2015) vai se desfazer em pó e a musa colocará novamente o pé na lama após a morte de Guilherme (Gabriel Leone), que deixará a mulher sem dinheiro e com um filho doente para criar. Desesperada, ela voltará para a prostituição. No fundo do poço , com uma mão na frente e outra atrás, ela voltará não só para as passarelas, mas também oferecerá os seus préstimos novamente em um "book rosa" , agenciada pela pela personagem de Christiane Torloni.

ELENCO CONFIRMADO
Camila Queiroz, Rainer Cadete (intérprete de Visky), Reynaldo Gianecchini (como Anthony) e Agatha Moreira (dando vida à Giovanna/Kika) estão confirmados no elenco. Além dos atores João Vítor Silva (Bruno), Guilhermina Guinle (Pia), Felipe de Carolis (Sam) e Dida Camero (Lourdeca).

UEM NÃO ESTARÁ PRESENTE?
Alguns nomes não estarão na segunda fase de 'Verdades Secretas', como é o caso de Marieta Severo, que dava vida à Fany, dona da agência de modelos responsável por introduzir Angel ao book rosa.

Além da veterana, a personagem de Grazi Massafera, Fanny, também não voltará. Gabriel Leone, que encarnou o playboy Guilherme e se casou com Angel, é mais um nome fora da segunda fase. Aliás, esse último desfalque coloca uma interrogação na trama: será que ele teve o mesmo fim trágico de seu tio, Alex?


Clicar nos anúncios ajuda este humilde produtor de conteúdo a continuar informando vocês com matérias deveras interessantes. Ajudem clicando e compartilhando. 😉

"Amor Estranho Amor", polêmico filme da Xuxa, será exibido pela primeira vez na TV

O polêmico "Amor Estranho Amor" será exibido pela primeira vez na TV na madrugada de quinta pra sexta (12), no Canal Brasil.

O filme estrelado por Xuxa Meneghel foi lançado em 1982 e teve sua reprodução proibida pela Justiça alguns anos depois, a pedidos da própria, pois estava gerando um mal-estar para a "rainha dos baixinhos" quando ela ganhou fama como âncora de programas infantis. Aos 18 anos, ela encenou uma prostituta que se envolvia com um menino de 12. Babado!


Hoje, a apresentadora parece ter feito as pazes com esse capítulo de sua biografia, já que há três anos ela abriu mão das liminares que impediam a circulação da obra. Em uma entrevista ao UOL em julho do ano passado, ela não só comentou o filme como também incentivou que as pessoas o assistam. "Quem não viu, veja o filme. É um filme muito legal. Aquilo lá é uma ficção, não é a minha biografia. E no mundo que a gente está vivendo, as pessoas querem me atingir falando sobre o filme, e não me atinge, porque aquilo lá é uma ficção", ponderou Xuxa.

Amor Estranho Amor" será exibido na madrugada da próxima sexta-feira (12), à 00h30, em uma mostra do Canal Brasil em homenagem ao diretor Walter Hugo Khouri.

Clicar nos anúncios ajuda este humilde produtor de conteúdo a continuar informando vocês com matérias deveras interessantes. Ajudem clicando e compartilhando. 😉

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Maria Bethânia fará a sua primeira live dia 13 de Fevereiro

O show, sem público, marca os 56 anos de carreira da cantora baiana e será transmitido da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.



Até que enfim! Maria Bethânia se rendeu às lives. O show acontecerá no sábado de Carnaval, dia 13 de fevereiro, data em que comemora seus 56 anos de carreira.

O show vai ser transmitido a partir das 22h, pela Globoplay, com sinal aberto para não assinantes. A intérprete baiana cantará grandes sucessos como "Olhos nos Olhos" e "Explode Coração", além de sambas de roda e músicas. inéditas do seu próximo disco.

A cantora não sobe ao palco desde a turnê de "Claro Breus", que aconteceu em 2019 e teve suas últimas apresentações canceladas em março de 2020.

Foi em 13 de fevereiro de 1965 que a cantora estreiou no Teatro Opinião.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Receita de polenta com gorgonzola

Esta clássica combinação italiana de polenta mole com queijo gorgonzola é maravilhosamente fácil de fazer.

1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
2 fatias de gorgonzola
1 pitada pimenta-do-reino 



MODO DE PREPARO

Numa panela, coloque a água, o fubá e o sal e leve ao fogo médio,  mexendo sempre.
Quando a polenta encorpar, coloque a manteiga e continue mexendo sem parar, até derreter. Tudo isso se dará em uns 7 minutinhos após a fervura. Tempere com pimenta-do-reino a gosto, e misture bem.
Num prato, coloque a polenta mole. Por cima, disponha uma fatia de gorgonzola. Com o calor da polenta, o queijo dará uma derretida formando uma mistura de sabores incrível. 


Viu como é fácil?! Tá pronta!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Por que os anúncios da internet ficaram tão apelativos?

 Há tempos tenho acompanhado anúncios do Facebook que considero super escandalosos! Aliás, muito conteúdo da internet sempre chegou à beira da ilegalidade.

(Isso não é mais um anúncio do blog, é um anúncio retirado do Facebook.)

Conteúdos sexualmente explícitos e aparatos para comercialização e uso de drogas se tornaram comuns em nosso feed, no de amigos e conhecidos denunciados em prints de exclamação e espanto. 

Mas por que isso está acontecendo? Pois por mais que o algoritmo tenha suas predileções, nunca o autorizamos a mostrar um conteúdo impróprio ou ofensivo. 

Inclusive as próprias redes sociais têm políticas severas contra o compartilhamento de conteúdo inadequado.

Acontece que não existe nenhum tipo de "fiscalização" feita para a internet, exceto a dos próprios algoritmos ou através de denúncias feitas pelos usuários.

E na maioria das vezes somos coniventes ao enxergar o post como uma piada. Mais uma piada dessa grande rede de bobagem que tem se tornado a rede social.

Dizem que o marketing se molda aos padrões do comportamento vigente. E a idiotização das massas tem sido objetivo fixo na mão de governos e grandes corporações durante séculos. 

A ferramenta internet certamente promoveu o debate e direcionou nossa sociedade para o ponto em que nos encontramos, de busca pela real democracia, de diversidade e inclusão, mas também promoveu polarização de todas as sociedades as quais fez cede, tendo um efeito pernicioso pelos discursos de ódio e extremismos. 

Nós também nos tornamos apelativos. Pois também não somos assim ''tão fiscalizados'' quanto à nossa ladainha diária nas redes. É tudo efêmero é tudo líquido! 

Então, quando é que iremos ver um conteúdo de qualidade na rede social, em sua maior parte. Será que vão precisar criar uma nova rede social?  

Musse de Chocolate Simples

A musse, do francês mousse (espuma) é um tipo de sobremesa cremosa feita de ovos e/ou natas em combinação com outros ingredientes que lhe dão sabor, como o chocolate ou frutas. As claras de ovos são batidas em neve e depois incorporadas aos outros ingredientes. O doce é então refrigerado e mantém-se aerado.

No caso da musse de chocolate, que é um prato tradicionalíssimo da França e é servido na maioria dos restaurantes, foi inventado no início do século XX pelo artista francês Henri de Toulouse-Lautree que a chamou originalmente de "maionese de chocolate".


Vamos à receita:

1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de manteiga ou margarina
1 lata de creme de leite gelado
3 claras em neve
4 colheres de achocolatado em pó

Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o achocolatado, mexendo sem parar até que a mistura solte do fundo da panela.
Reserve e deixa esfriar.
Misture o creme de leite e as claras em neve até obter uma mistura homogênea.
Despeje a massa em um refratário e leve ao congelador por aproximadamente 50 minutos.
Sirva bem gelado.

Será que você é recalcado ou recalcada?

Recalque é um dos conceitos fundamentais da psicanálise que foi desenvolvido por Sigmund Freud. Trata-se de um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu. Freud dividiu a repressão psicológica em dois tipos: a repressão primária, na qual o inconsciente é constituído; e a repressão secundária, que envolve a rejeição de representações inconscientes. A repressão é o processo psíquico através do qual o sujeito rejeita determinadas representações, ideias, pensamentos, lembranças ou desejos, submergindo-os na negação inconsciente, no esquecimento, bloqueando, assim, os conflitos geradores de angústia.


Segundo Freud, os conteúdos refutados, longe de serem destruídos ou esquecidos definitivamente através da repressão psíquica, ao se ligarem à pulsão, mantêm sua efetividade psíquica no inconsciente. O reprimido (ou recalcado) constitui, para Freud, o componente central do inconsciente. "O recalcado se sintomatiza", diz o fundador da psicanálise. Ou seja: pela repressão, os processos inconscientes só se tornam conscientes através de seus derivados - os sonhos ou os sintomas neuróticos. 
Para Freud, a repressão opera porque a satisfação direta da moção pulsional, que se destina a causar prazer, poderia causar desprazer ao entrar em dissonância com as exigências provenientes de outras estruturas psíquicas ou exigências do meio exterior. Em sentido estrito, trata-se do mecanismo típico da neurose histérica, mas, em sentido amplo, é um processo que ocorre em todos os seres humanos, dado que constitui originariamente o inconsciente. 

Gosta do nosso blog? Clique nos anúncios para nos fortalecer.